Aromáticas

Plantas aromáticas de uso culinário...

 

Salsa (foto 1)

A salsa é apreciada pelo seu sabor puro e fresco e é rica em ferro e vitaminas A e C. Utiliza-se em muitas partes do mundo para molhos, saladas, recheios e omeletas.

Coentro (foto 2)

Embora cultivada como erva aromática, convém separá-las das plantas de jardim, pois o forte aroma da folha e sementes frescas pode ser prejudicial a algumas plantas.

Basílio (foto 3)

Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.

Cebolinho (foto 4)

Planta parecida com o alho e a cebola. É cultivada pelo homem, sendo que as suas folhas são para uso culinário, sobretudo na Ásia, continente de onde é originária.

Oregão (foto 5)

O orégano ou orégão (Origanum vulgare)[1] é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

 

 

Plantas aromáticas para outros usos culinário...

A alfazema (foto 1)

A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.

Erva cidreira (foto 2)

Erva cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã ,nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial. É também designada de melissa.